Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Simbologias Escutistas


Este texto, que apesar de extenso é bastante interessante, encontrei num blog ao qual recomendo que passem uma olhadela. Este texto reflecte e explica alguns dos simbolos e cerimónias que fazem parte da nossa vida escutista.

"Só quem nunca assistiu a uma "Velada d'Armas" poderá desconhecer como é importante, na vida dos rapazes, aquele momento em que, antes de se tornar membro efectivo e perene dessa Fraternidade de âmbito mundial a que se chama ESCUTISMO.

Na verdade, o Escutismo é uma miscelânea de sinais, começando pela "canhota" e acabando no fogo, depois de passar por uma enormidade de outros sinais que tornam atractivo e misterioso o mister de ser Escuteiro. Não é que se encontrem quaisquer semelhanças com as sociedades secretas como a Maçonaria ou a Opus Dei, por exemplo. Na "Velada d'Armas" apenas fazemos a representação daquilo que se fazia nos tempos medievais para preparar os novos cavaleiros para as missões que teriam pela frente, na protecção de órfãos, dos oprimidos e das donzelas, além da defesa dos locais santos da cristandade.

A "Flôr de Lis" simboliza a paz e a pureza de vida que todo o Escuteiro deverá conservar durante toda a sua caminhada pelo mundo. Esta flôr, o lírio, não foi adoptada pelos Escuteiros apenas por essa razão, porquanto , na Idade Média, Carlos, Rei de Nápoles, tinha como timbre a flôrde-lis, por causa da sua ascendência francesa. No seu reinado, o navegador Flávio Giola tornou a bússula num instrumento mais prático e fiável. Como o Norte também é referido, na Itália, por "Tramontana", o nosso homem colocou um "T" maiúsculo a marcar o Norte, mas, por cortesia, combinou esse "T" com uma "Flôr-de-Lis", que era o timbre real, pelo que desde então passou a ser utilizada universalmente para indicar o Norte nos mapas, cartas de navegar e bússulas. O verdadeiro significado da "Flôr-de-Lis" como distintivo dos Escuteiros é porque ela aponta sempre a direcção certa, sem desvios à direita ou esquerda, porque estes dois sentidos nos fazem voltar ao ponto de partida. Os três braços da "Flôr-de-Lis" simbolizam os três Princípios do Escuta e bem assim da Promessa de Escuta - Os deveres para com Deus, o Próximo e a Lei.

No Corpo Nacional de Escutas, por debaixo da "Flôr-de-Lis" vemos o "ALERTA", que é o Lema do Escuteiro, a sua Divisa, normalmente derivado do Inglês "Be Prepared" - "Estar Preparado", que foi adaptado do símbolo das Forças de Polícia Sul Africanas. Cada país acabou por criar o seu Lema, sendo que, entre nós, a Associação dos Escoteiros de Portugal escolheu o "Sempre Pronto". Por debaixo da "Flôr-de-Lis" e do Lema, está pendurado um pequenino cordel com um nó. Este nó, tal como o nó que damos no lenço, de vez em quando, serve para recordar a "Boa Acção" do dia.

Perguntaram, certo dia, a um jovem Explorador, quando este regressava de uma reunião de Patrulha, porque é que os Escuteiros se cumprimentavam com a mão esquerda, se pertenciam a alguma seita secreta ou se havia qualquer outra coisa, como um problema físico... o que deixou o nosso jovem a rir às gargalhadas: - "Seita secreta? Problema físico? Qual quê! Só acontece isto porque sou Escuteiro e estes cumprimentam-se com a mão esquerda para que a direita esteja sempre livre para ajudar o meu semelhante em todas as circunstâncias! Mas também serve para que, quando algum Escuteiro de outro país nós vê a cumprimentar deste modo, sabe logo que somos Escuteiros, porque em todo o mundo nos cumprimentamos assim!"

Na "Velada-de-Armas", o candidato a Escuteiro é convidado a fazer parte da grande Fraternidade Escutista. Nesta cerimónia procede-se à bênção das insígnias maiores que passará a ostentar: - A Insígnia da Promessa, o Lenço de Escuteiro e o Chapéu de abas ou o "Beret". Cada um deles com o seu sentido, cada um com a sua força, são a prova definitiva de pertença a esse Movimento sem igual que Lord Robert Baden-Powell, o Fundador, um dia resolveu legar ao Mundo.

Este trabalho não acaba aqui, pois o Escutismo é movimento, é vida, é caminhada ao encontro dos outros, visando o encontro com o Chefe Divino."


in http://flordafragancia.blogspot.com

By Lobo Adormecido
Publicado por Lobo Adormecido às 10:31
link do post | deixa a tua marca! | Junta-nos aos teus favoritos!
|

Sobre Nós

Encontra o que precisas

 

Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30

Momentos Recentes

Alerta! Ano Escutista 200...

Dia Regional do Pioneiro

Agenda

Promessas Junho de 2009

Acampamento da Amizade

Promessas Março 2009

Baú de Recordações

Setembro 2009

Junho 2009

Abril 2009

Março 2009

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Links

Quem anda por aqui

Bipolar disorder [maniac depression] begins in the late teen years and continues throughout life.
Bipolar

CESE

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Email:pamr@.ubi.pt

Que horas são?

blogs SAPO

subscrever feeds